22 novembro 2007

Representante da ONG Alternatives do Canadá visita Pelotas

Durante o período de uma semana, Pelotas foi o local de pesquisa da representante da ONG Alternatives do Quebec no Canadá, Delphine Melanson. A estagiária internacional veio à cidade de Pelotas por intermédio da ONG ABESOL – Associação brasileira de Economia Solidária, que é uma rede de 17 ONGs na qual as ONGS ATES – Associação do Trabalho e Economia Solidária e Hoc Tempore de Pelotas, participam junto com outras ONGS do Brasil.
Delphine aplicou questionário estruturado aos representantes Pablo Lisboa da Hoc Tempore e Lucio Macedo da ATES e conheceu alguns projetos da ATES e da HocTempore, tal como a cooperativa de costureiras, a padaria ECOSOL do Dunas, a ASCANTER (Associação dos Separadores e Catadores de Trabalho e de Reciclagem, localizada de Santa Vitória do Palmar), a Incubadora Tecnológica da ATES, além de ter a oportunidade de ser entrevistada no programa de rádio Hoc Tempore, da Rádio Com 104,5 FM. Segundo Delphine, os empreendimentos visitados " são bem organizados e oferecem muitas possibilidades de desenvolvimento além de colaborar para diminuir o índice de pobreza no Brasil ". Ela acredita também que a Economia Solidária é o futuro do País.
Durante sua passagem pela cidade, Delphine Melanson, que tem o Francês como língua materna, não teve problemas de comunicação em virtude do seu português impecável, fruto do curso língua portuguesa de 3 anos, que fizera no Canadá. Ela se formou em Letras em junho de 2007 e hoje faz parte do grupo de 15 estagiários internacionais que estão atuando na América do Sul.
A vinda de uma representante do Canadá até nossa cidade para conhecer os projetos da Hoc Tempore e da ATES mostra que algumas das ações desenvolvidas em Pelotas despertam interesse e estão ganhando amplitude internacional e a prova disso é a visita de Delphine a Pelotas. A partir de agora a possibilidade de parceria entre as ONGs Alternatives, ABESOL, ATES e Hoc Tempore são concretas e vão ser acertadas em breve.

FOTO: Marcelo Nalério (ATES), Delphine Melanson (Alternatives) e Pablo Lisboa (ATES Hoctempore)

Nenhum comentário: