06 novembro 2007

Marcha Mundial das Mulheres do RS realizou o Seminário Economia, Feminismo e Desenvolvimento



No dia 27 de outubro de 2007 a Marcha Mundial das Mulheres do RS realizou o Seminário Economia, Feminismo e Desenvolvimento na Casa do Bancário em Porto Alegre.

O Seminário reuniu mais de 100 mulheres de todo o estado e contou com painéis de Cleudes Pessoa da MMM do Ceará, Neusa Titto da SOF/REF de SP, Neusa de Azevedo, Andréa Butto do Ppigre/MDA e Dione Manetti da Senaes/PPDLES.

O grupo Cirsol de Pelotas participou da atividade e produziu as 120 bolsas utilizadas no seminário. o grupo é assessorado pela Associação do Trabalho e Economia Solidária - ATES. A ONG Hoc Tempore também participou da atividade, compondo a representação da região sul, que contou ainda com o município de Santa Vitória do Palmar. Destacamos que toda a organização/estrutura do seminário foi pensada e produzida por empreendimentos de mulheres da economia solidária, a exemplo das bolsas, a alimentação esteve a cargo da Em Rede, os banners e crachás dos grupos Mulheres Independentes do Morro da Cruz e Mulheres na Arte de Porto Alegre, além do café apoiado pelas cooperativas Consol/Mundo Paralelo e Girasol.

Neste seminário foram discutidas concepções de economia feminista, economia solidária e economia capitalista. Também foram apresentadas experiências de políticas públicas na área trabalho e agricultura familiar para as mulheres.

Entre os encaminhamentos do Seminário destaca-se a realização de Seminários de formação e debate nas regiões do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: