05 novembro 2007

Pelotas: Centro Cultural deve beneficiar 28,5 mil moradores das Três Vendas

Tânia Cabistany


São necessários R$ 963 mil e a expectativa é de que os recursos sejam liberados pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano que vem, através de emendas parlamentares. A verba servirá para bancar o Centro Cultural de Desenvolvimento Social e Solidário das Três Vendas, projeto desenvolvido pela Associação do Trabalho e Economia Solidária (Ates), em parceria com a Associação Comunitária de Educação Popular e Assistência Social do Bairro Py Crespo (Acepas), que prevê melhoria na qualidade de vida de 28,5 mil moradores do bairro.
Entre as ações previstas está a criação de um telecentro de inclusão digital, indústria de produtos de higiene e limpeza, grupo permanente de tradições gaúchas e fomento à história comunitária, oficinas e o Banco Comunitário das Três Vendas.
Locomotiva do projeto, o Banco Comunitário será responsável por operações de crédito, explicou o vereador Mílton Martins (PT). O parlamentar é embaixador do projeto em Brasília. Explicou que o Banco vai criar uma moeda social (em princípio, deverá ser chamada Figueira, em alusão à árvore centenária situada na rua Raul Pompéia, no Py Crespo) especificamente para circular no bairro. A instituição bancária terá um lastro de R$ 30 mil para financiar os moradores e não haverá burocracia na liberação dos empréstimos.
Nas oficinas de inclusão digital, cujo conteúdo será operações básicas de computador, ao final de um ano é esperada a emissão de 1,6 mil certificados aos participantes. Será um total de 20 horas/aula, em duas turmas com 20 alunos cada e dois turnos ao dia. Já nas oficinas avançadas, cuja meta é capacitar 240 pessoas, serão abordadas instalação e configuração de sistemas, áudio, vídeo e imagem.

Esportes e tradição
O Centro Cultural de Desenvolvimento Social e Solidário das Três Vendas também disponibilizará uma quadra poliesportiva à comunidade, para ginástica da terceira idade, treinos de times de futebol e basquete, jogos pré-agendados e atividades de lazer. Através do Núcleo Comunitário de História e Práticas Tradicionalistas Gaúchas, também contemplado no projeto, deverá ser fomentada a história do Rio Grande do Sul e a tradição gaúcha. Em três encontros semanais, um grupo trabalhará na constituição do Núcleo. Outra equipe vai atuar na reconstituição e registro da memória da comunidade.

Ações têm público dirigido
O projeto é dirigido a famílias das vilas Santa Terezinha, Silveira, Peres, Brod, Santa Rosa, Santa Rita, Municipários, Francesa, Princesa e Santos Dumont, loteamento Santa Terezinha, Rota do Sol, Ilha da Páscoa, Loteamento dos Eucaliptos, Py Crespo, Cohab Lindóia, Toushandt, Lindóia, 22 de Maio, Sítio Floresta, Cohab Pestano, Getúlio Vargas, Arco-Íris, Cohab Tablada, 4 de Agosto e Fernando Osório.

Trabalho e renda
Oficinas específicas de produção e geração de trabalho e renda serão oferecidas à comunidade, com o intuito de qualificar os participantes em Panifício, Corte e Costura e Tecnologias Sociais - Prestação de serviços e produtos de higiene e limpeza. Desta última os participantes poderão sair aptos a participar do Núcleo de Produção em Produtos de Higiene e Limpeza, que vai adquirir equipamentos para constituir o plano de produção e negócios. Uma oficina mensal de formação em Economia Solidária oferecerá conhecimentos sobre História econômica e política, Economia solidária, Desenvolvimento local sustentável, Planejamento estratégico e planos de intervenção a 400 pessoas da comunidade.

Missão da Ates
O diretor da Ates, Marcelo Nalério dos Reis, explica que a entidade não tem fins lucrativos e sua missão é incentivar e apoiar as inúmeras formas de organização coletiva de trabalhadores que buscam uma sociedade mais justa e sustentável, na formação, proposição e aprimoramento de metodologia de qualificação e políticas públicas. A Ates desenvolve projetos em Pelotas e região e está disponível aos mais diversos segmentos organizados. Outras informações podem ser obtidas na Internet, pelo blog http://www.ates-ong.blogspot. com ou pelo telefone (53) 3229-4470.

Nenhum comentário: