05 novembro 2007

Projeto no Getúlio Vargas esta em aberto em razão de irregularidades na cooperativa


NOTA À IMPRENSA


A Associação do Trabalho e Economia Solidária - ATES, por meio de alguns de seus diretores começou a desenvolver ações no bairro Getúlio Vargas desde o ano 2000. Contribuímos desde então na constituição da cooperativa CRIAS-BGV.


A Associação do Trabalho e economia solidária, no ano de 2006, elaborou um projeto de apoio a cooperativa CRIAS-BGV - FORTALECIMENTO DO COOPERATIVISMO DO BAIRRO GETÚLIO VARGAS que se efetuou por intermédio de uma emenda parlamentar, nesta captou-se os recursos necessários para construção de parte de um projeto importante para a comunidade e município no tema da geração trabalho e renda a partir de resíduos sólidos, estando elencados os seguintes itens: Materiais de Segurança do Trabalho (já adquiridos); material de escritório (já adquiridos); carrinho de coleta (já adquiridos); contêiners de plástico (já adquiridos); tela galvanizada (já adquiridos); cartilha de educação ambiental (já confeccionada); construção do galpão de 45m² (já construído); balança mecânica (já adquirida).


Fazia parte ainda do projeto, um módulo de formação em cooperativismo que a Ates dentro do prazo executou para os associados da cooperativa, sendo constatado a ausência de quórum por parte dos cooperados formais em basicamente todo o curso que foi executado, a Associação do Trabalho e Economia Solidária frente a seu compromisso com a Economia Solidária, se pré-dispôs a novamente executar o curso de cooperativismo, ficando acordado com os sócios da cooperativa que o mesmo aconteceria entre os meses de outubro e novembro deste ano, pois com os trabalhadores já estando em execução de suas atividades laborais, a qualificação ficaria potencializada e o quórum agora garantido.


Ainda sobre as informações repassadas a este jornal, cabe ressaltar que o projeto encontram-se em execução e dentro prazo legal até o dia 31 de Dezembro de 2007, que em sua versão original, não dispunha de banheiros no local, sendo o mesmo por conta da Cooperativa – CRIAS-BGV, fato este acordado entre a mesma e a ATES. Salientamos que em nenhum momento fomos contrários a entrega dos equipamentos do projeto, mas sim, solicitamos a adequação legal da CRIAS-BGV para que formalmente pudessem recebê-los, bem como, o compromisso da cooperativa com a devida segurança do local para assim efetuarmos o restante da entrega. A CRIAS-BGV até o dia 12 de setembro do corrente ano, encontrava-se com seus documentos vencidos, são eles: Certidão negativa da RECEITA FEDERAL; Certidão negativa do INSS; Certidão Negativa do FGTS e pendências em sua ata de posse da nova diretoria, encontrando-se essa vencida e desatualizada. Frente a estes fatos, a ATES - Associação do Trabalho e Economia Solidária, solicita e aguarda da Cooperativa CRIAS-BGV, sua adequação legal, para efetivação da entrega dos equipamentos já adquiridos.


Um exemplo da desorganização legal, é o fato da Cooperativa não dispor dos documentos necessários para fazer a ligação da energia elétrica do prédio, sendo assim a Ates de forma solidária efetuou a ligação da energia elétrica em seu nome, com a finalidade de executar a obra elétrica, ficando a cargo da cooperativa fazer uma nova solicitação de instalação elétrica em seu nome, o que até então não foi realizado.


Até o dia 01 de outubro do corrente ano, a ATES arcou também com o serviço noturno de segurança do prédio, pois a Cooperativa CRIAS-BGV não dispunha dos recursos necessários para efetuar a devida segurança.

O prédio foi formalmente entregue a cooperativa conforme documento em anexo no dia 12 de setembro de 2007, assumindo a CRIAS a inteira concordância e responsabilidade pelo mesmo desde a data citada.


Afirmamos assim, que a execução dos demais itens do projeto que compete a Associação do Trabalho e Economia Solidária - ATES, está sendo efetuado dentro do prazo legal, sem prejuízos a atividade laboral pretendida. Nossos esforços têm sido no sentido de fazer com que a comunidade do Getúlio Vargas possa gerar trabalho e renda de forma autogestionária. Cabendo apenas a cooperativa organizar suas questões legais para que efetivamente demonstre as condições de potencializar o desenvolvimento da comunidade por intermédio do trabalho autogestionário na área da reciclagem de resíduos sólidos.


Nós da ATES, não mediremos esforços para que a comunidade se aproprie do projeto, sendo portanto fundamental e necessário que a Cooperativa CRIAS-BGV, por intermédio de sua coordenação, devidamente constituída busque as parcerias necessárias para o início das atividades propostas e não inclusas no projeto em execução a pena de prejudicar e frustrar uma comunidade inteira que aguarda por uma oportunidade de trabalho.


Marcelo Nalério dos Reis e Lucio Uberdan F. de Macedo

Direção da Ates - Associação do Trabalho e Economia Solidária

Nenhum comentário: