05 setembro 2008
ATES RECEBE COMPUTADORES DO INSTITUTO MARISTA DE POA DOADOS PELA SLTI
A Associação do Trabalho e Economia Solidária - ATES, recebeu a doação de 20 computadores doados pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI do Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão, através do projeto Computadores Para
Inclusão - CI (http://www.computadoresparainclusao.gov.br). O Instituto Marista de Porto Alegre
realizou a entrega através de seu CRC (Centro de Reciclagem de Computadores) conveniado do
MPOG na Região Sul do País. Os computadores serão utilizados para constituição de quatro pequenos telecentros, ampliando a ação de inclusão digital da ATES. A entidade já definiu parcerias para implantação dos telecentros, serão a Associação Anjos e Querubins do Bairro Getúlio Vargas, a Associação dos Oleiros da Sanga Funda e a Igreja Quadriangular para ação junto ao Presídio, falta decidir ainda uma parceria. As parcerias serão responsáveis por viabilizar o espaço físico e a monitoria para dar os cursos de inclusão digital (informática básica).
24 agosto 2008
TELECENTRO DA ATES OFERECE CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL
O Telecentro de Inclusão Digital da ATES, mantém em funcionamento a realização de cursos de informática básica. Os cursos são de vinte horas, realizados gratuitamente no turno da manhã, as inscrições podem ocorrer na sede da ATES(Av. Ferreira Viana, 132). Funcionando desde 2005 o telecentro da ATES já formou cerca de 1000 pessoas e atendeu mais de 2000 no seu espaço de uso livre da internet.
21 agosto 2008
ATES CONCLUÍ REPAROS EM GALPÃO DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO GETÚLIO VARGAS
Neste último dia 19, a ATES apresentou para Cooperativa de Trabalho, Reciclagem e Ação Social do Bairro Getúlio Vargas, os reparos realizados no Galpão que faz parte do Projeto: "Fortalecimento do Cooperativismo no Bairro Getúlio Vargas". Os reparos foram uma reevindicação da Cooperativa atendida pela ATES. O projeto visa viabilizar as atividades da Cooperativa e prevê além do Galpão, a aquisisão de equipamentos (prensa, balança....), epi's e material de divulgação. A ATES e a Cooperativa não chegaram a um acordo sobre o inicio das atividades. A ATES preparou a entrega dos equipamentos para que se de-se começo imediato do trabalho, más, a Cooperativa solicitou que se faça tramites burocráticos de regularização da obra e não recebeu ainda os equipamentos, adiando assim a implementação do projeto. Mesmo lamentando a decissão da Cooperativa a ATES fará os encaminhamentos pendentes e exigirá o inicio dos trabalhos o mais breve possível.
20 maio 2008
Oficina de Planílha de Cálculos forma segunda turma
A duração da oficina foi de 4 horas e teve como local a sede da ATES à avenida Ferreira Viana 132. Conforme o Ministrante da oficina, Marcelo Afonso Victória "o oficina de planílhas é importante porque a maioria das pessoas que usa com freqüência o computador, não sabe utilizar as ferramentas específicas do programa de planilha de cálculos. Apesar das pessoas terem o software planilha de cálculos, grande parte ainda usa a calculadora para as operações matemáticas. Por isso que esta oficina tem por objetivo qualificar seus participantes para a utilização desta ferramenta e evidenciar o quanto ela facilita o trabalho" termina o instrutor.
Esta segunda oficina foi voltada para dois públicos específicos. Dirigiu-se para aquelas pessoas que concluiram o Curso de Inclusão Digital da Ates como complementação da formação dada anteriormente e serviu como preparação para os inscritos no concurso da Prefeitura Municipal de Pelotas que ocorre em breve.
Ainda uma segunda etapa desta oficina vai acontecer no dia 22 de junho de 2008 entre 08:00hs e 16:00hs, na sede do ATES.
11 maio 2008
Curso de Inclusão Digital da ATES em parceria com a CASE
Entidades da sociedade Civil Organizada bem como outras instituições da nossa cidade podem entrar em contato com a ATES, em sua sede, para organizar curso direcionado a público necessitado e sem acesso a internet.
18 abril 2008
COOPERLINUX PARTICIPA DO FISL 9.0
A COOPERLINUX, cooperativa de assessoramento em software e hardware livre, fruto do projeto Incubadora Tecnológica da ATES – Associação do Trabalho e Economia Solidária, está desde quinta-feira (17), participando intensamente da nona edição do FISL - Fórum Internacional de Software Livre que acontece até o dia 19, na PUC/RS, na cidade de Porto Alegre.
A vinda dos Jovens, Lucas Alves, Karina Jobim, Vinicius Teixeira, Letícia Marques e Diego Weimar (foto), integrantes da COOPERLINUX, foi possível graças ao apoio logístico da TV Software Livre e do Projeto Brasil Local. Dentro das atividades em que os jovens estão participando, está a transmissão e produção dos conteúdos para a TV Software Livre das principais atividades do FISL 9.0 que estão sendo transmitidas pelo site www.tvsoftwarelivre.org.br.
Como o FISL é um evento de articulação do movimento software livre e destaca as principais tendências da tecnologia livre, foi estabelecido uma dinâmica de mutua colaboração na construção de todas as tarefas precisando sempre de ajuda voluntária. Sabendo disso, a COOPERLINUX tem contribuído no suporte para que as oficinas, os estandes e as palestras possam acontecer com a máxima organização e com a melhor assessoria em software e hardware.
O FISL acontece até sádado e no retorno a cidade de Pelotas, a COOPERLINUX fará reunião de avaliação da participação nas atividades e também para planejar o futuro quanto a atuação de Cooperativa.
16 abril 2008
24 março 2008
Incubadora Tecnológica fez nesta segunda-feira banca de avaliação
20 março 2008
Resultado do curso de identidade visual feito com os jovens da incubadora tecnológica
19 fevereiro 2008
Jovens da Incubadora da ATES estudam Design Gráfico em Software Livre
Durante todas esta semana os jovens da incubadora da ATES - Associação do Trabalho e Economia Solidária, estão tendo aulas de design gráfico utilizando programas gráficos livres (Linux). A monitoria fica a cargo do professor de Artes Visuais e Designer Pablo Lisboa, que cumprirá um programa contemplando o estudo de elementos visuais básicos e a produção com o programa vetorial Inkscape, utilizado na construção de peças gráficas. Hoje em Pelotas poucos exemplos podem ser encontrados de projetos que utilizem a manipulação e produção de imagens com ferramentas livres (Linux). Rede de Ponto de Cultura da UCPEL coordenada pela professora Fabiane Marrone, utiliza na digitalização de imagens o programa GIMP, já conhecido mundialmente pela sua qualidade. As agências de publicidade e os escritórios de design, na sua quase totalidade, usam programas gráficos de computador proprietários como o Corel Draw, Photoshop, Ilustraitor dentre outros. As aulas na incubadora durante esta semana estão ocorrendo pela parte da tarde, entre 14:00 e 18:00. A incubadora de Jovens fica localizada na Ferreira Viana 132.
13 fevereiro 2008
Representante da ATES participa do Campus Party em São Paulo
Após um desembarque tranquilo no aeroporto de Congonhas SP, o representante da ATES - Associação do Trabalho e Economia Solidária, Diego Weimar, juntamente com outros representantes de todo o Brasil, foram conduzidos pela organização até as dependências da bienal no Parque Ibirapuera SP onde está sendo realizado o Campus Party 2008.
Durante todo o dia 11, segunda-feira, os participantes do Campus Party, chamados de "campuseiros" se dedicaram a preparação do espaço e acomodação dos equipamentos e barracas. Esteve presente na abertura do evento, que vai até o dia 16 de fevereiro, o Ministro da Cultura Gilberto Gil sob as atenções de mais de 3000 pessoas plugadas através de internet, que no Campus Party deste ano utilizam uma conexão de 5,5 GB.
Dentro do espaço geográfico da Campus Party existem estruturas das mais váriadas, que vão de estandes de várias empresas locais como a CCE, Telefonica, Intel e ETC, até as áreas de articulação de vários temas como Software Livre, Robótica, Simuladores, Games, Modding, Blog, Criatividade. Ainda existe a disponibilização de um palco Central onde se realizam as palestras mais importantes como os temas da HDTV o do software livre "middlewire brasileiro" Ginga (Uma menção dos criadores ao jeito brasileiro de ser).
Além do palco central, existe espaço exclusivo dedicado ao fórum nacional de inclusão digital, onde durante todo o período do evento vão ser debatidos temas ligados a Inclusão Digital e Social em nível nacional contando com a participação de líderes e membros da comunidades do exterior a exemplo da União Européia.
Com informações de Diego Weimar para o blog das ATES
29 janeiro 2008
Grupo de Costureiras Inaugura Projeto de Produção Solidária
O objetivo do Projeto é a geração de trabalho e renda através da organização coletiva das trabalhadoras da comunidade do Jardim Europa. Conforme o Diretor Geral da ATES, Luciano Lima, esta é “mais uma das ações desenvolvidas pela ATES, que fortalece o associativismo e o cooperativismo na região”.
A Ciranda Solidária é um grupo de Economia Solidária que foi fundada em 18 de abril de 2005, pelas costureiras Devanir e Ângela e hoje conta com a participação de vinte pessoas, das quais, seis costureiras, participam do projeto CIRSOL – Confecção Ciranda Solidária.
O QUE: Inauguração do Projeto CIRSOL – Confecção Ciranda Solidária
QUANDO: Dia 29 DE JANEIRO DE 2008, às 14:00
ONDE: Rua Ceslau Mário Beazando, 50 – Bairro Jardim Europa – Pelotas/RS
ATES apresentou oficina sobre Padarias Solidárias no Fórum Social das Periferias
28 janeiro 2008
Projeto Confecção Ciranda Solidária Inaugura Nesta Terça
A CONFECÇÃO DA CIRSOL FOI CONSTITUÍDA NO ÂMBITO DO PROJETO: "FORTALECIMENTO DO GRUPO DE COSTUREIRAS DO GRUPO CIRANDA SOLIDÁRIA", UM CONVÊNIO DA ATES COM A FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, COM RECURSOS DA SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO.
DIA: 29 DE JANEIRO DE 2008
14 HORAS
RUA CESLAU MARIO BEAZANCO, 50 – BAIRRO JARDIM EUROPA
PELOTAS-RS
LUCIANO LUZ DE LIMA
DIRETOR GERAL
21 janeiro 2008
ATES vai realizar oficina no Fórum Social das Periferias
Na oficina, a ATES apresentará um pouco do projeto de Desenvolvimento Local da Rede de Padarias Solidária, que mantêm relação com três padarias, nos bairros, Dunas, Fragata e Getúlio Vargas
O PROJETO
A Rede de Padarias Solidárias é uma iniciativa da Associação do Trabalho e Economia Solidária - ATES e a Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES/MTE.
É uma experiência de Desenvolvimento Local Sustentável para geração de trabalho e renda a grupos de trabalhadores e trabalhadoras através da Economia Solidária. A Rede é formada por três padarias na cidade de Pelotas, nos bairros Dunas, Getúlio Vargas e Gotuzzo.
A Rede de Padarias Solidárias, gera trabalho e renda de forma autogestionária, beneficiando diretamente 12 trabalhadores(as) e indiretamente mais de uma centena de homens, mulheres e jovens que buscam na solidariedade e na sustentabilidade, a construção de firmes alicerces de um outro mundo possível, mais justo, livre e solidário.
15 janeiro 2008
ATES terá representante na Plenária Nacional do FBES
Na plenária em Santa Vitória, sessenta e dois delegados de oito fóruns regionais, três redes (EMREDE, RESOLSUL, TROCAS), quilombolas, marcha mundial de mulheres, UNISOL, Cooesperança, Rede de Gestores Públicos e diversas outras entidades e empreendimentos, definiram como eixo central para a estratégia de luta do FBES a "produção, comercialização e consumo". Foi aprovado como resolução o texto: "Economia Solidária: Programa de Desenvolvimento Solidário, Democrático e Socialista".
Segundo Luciano Lima, membro da Coordenação Nacional do FBES, a Plenária de Santa Vitória consolidou a unidade política do Fórum Gaúcho e irá contribuir significativamente para o debate da Plenária Nacional, e destacou o apoio fundamental para realização da Plenária da Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar.
08 janeiro 2008
Plenária do Fórum Gaúcho de Economia Solidária em Santa Vitória do Palmar
Esta plenária é preparatória à plenária do Fórum Brasileiro que acontece em março de 2008 e definirá a estratégia de desenvolvimento e organização do movimento de Economia Solidária no País.
PROGRAMAÇÃO DA PLENÁRIA DO FÓRUM GAÚCHO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
10/01/2008 – Quinta Feira:
Chegada das caravanas a partir das 10 horas com os delegados da plenária, juntamente com os empreendimentos que irão comercializar na 3º Feira Binacional de Economia Solidária de Santa Vitória do Palmar.
Ás 17 horas reunião com a equipe executiva do FGES, para últimos acertos em relação a plenária.
11/01/2008 - Sexta Feira:
12 horas – Inicio do credenciamento:
14 horas – Abertura Oficial:
15 horas – Painel: Projeto de Desenvolvimento para Economia Solidária - Responsáveis ( Milton Pantaleão - Enrede, Luciano Lima - ATES e Zéca – Projeto Cooesperança)
16h e 30 min: Debate sobre o tema e encaminhamentos
19 horas encerramento das atividades.
12/01/2008 – Sábado:
08 h até as 12h credenciamento:
8h e 30 min – leitura e aprovação do regimento Interno
9h e 30 min – Apresentação das bandeiras
10h e 30 min – Trabalhos em Grupos para discussão do DB – Documento Base:
12h e 30min – Almoço
14h – Retorno aos grupos para finalização dos trabalhos
15h – Retorno para plenário, relato das discussões dos grupos:
16h – Intervalo:
16h e 15 min - Retorno para plenário, para discussões e encaminhamentos finais:
19h – Encerramento dos Trabalhos do dia:
20h – festa de confraternização:
13/01/2008 – Domingo
9h e 30 min – Organização do FBES, FGEPS e Fóruns Regionais:
12h e 30 min – Almoço:
14 Horas Discussão das indicações da delegação para a Plenária Nacional, Critérios encaminhados pelo Fórum estadual para as indicações, composições e votação dos Nomes:
17h – Encerramento da Plenária Estadual